Clippings

< Voltar
Data: 18/01/2013

Gosto com Gosto mineiro

Gosto com Gosto mineiro

Visconde de Mauá está localizado no alto da serra da Mantiqueira no Rio de Janeiro e faz divisa com o norte do estado de São Paulo e com o sul do estado de Minas Gerais, o Rio Preto é fronteira natural entre os estados do RJ e MG. A região de Visconde de Mauá tem o lado mineiro e o lado carioca, é só atravessar o rio e mudamos de estado, devido a proximidade e influência, muitos restaurantes do lado carioca servem pratos mineiros e o estrelado Gosto com Gosto foi considerado por anos consecutivos como o melhor restaurante de comida mineira do Brasil, segundo um renomado guia de turismo.

No cardápio da chef mineira Mônica Rangel, podemos perceber uma cozinha mineira moderna, ou seja, invenções da culinária internacional usando como base a tradicional, rica e saborosa cozinha mineira de fogão a lenha.

O simpático restaurante com fachada de tijolinhos fica na rua principal da vila de Visconde de Mauá e conta com uma decoração rústica e ao mesmo tempo elegante, elementos tradicionais e modernos contrastam no aconchegante ambiente.

Nas mesas e cadeiras de madeira, pratos coloridos e guardanapos de tecido fazem a decoração.

O restaurante possui dois ambientes, um salão na parte inferior decorado com diversos pratos da boa lembrança, uma vez que o restaurante é associado e faz parte do seleto grupo da ARBL (Associação dos Restaurantes da Boa Lembrança), além de artesanatos locais, quadros com as premiações e uma lareira ao fundo.

O outro salão fica na parte superior próximo a cozinha.

Neste salão superior fica uma pequena demonstração da cachaçaria do Gosto com Gosto, que conta com mais de 600 rótulos de cachaça.

Estávamos em um grupo de 10 pessoas, amigos de longa data curtindo o final de 2012, na expectativa para mais um ano. Bom! Começamos pedindo as linguiças artesanais fabricadas pela própria chef e proprietária do restaurante. Um dos pedidos foi a entrada mista gosto com gosto com fatias de linguiça de lombo com bacon grelhada na chapa com azeite acompanhados de anéis de cebola, bolinha de mandioca recheado com queijo e chutney de fruta da estação, na ocasião chutney de amora. Simplesmente fantástico!

O outro pedido foi para as fatias de linguiça de porco grelhada na chapa com azeite acompanhando de cebola e pimentões verdes.

Vamos aos pratos principais...o meu pedido foi o prato da boa lembrança de 2012, mini arroz com carne seca e trilogia de caju, esta trilogia é composta por passas de caju, castanha de caju e um agridoce de caju feito com polpa, açúcar, vinagre de maça, cardamomo e anis estrelado. O sal da carne seca é quebrado pelo agridoce de caju, a mistura ficou muito saborosa.

Quando se pede este prato levamos para casa uma linda cerâmica pintada à mão como recordação desta experiência gastronômica. Mais um prato pra minha coleção!

Minha esposa pediu um tradicional prato do Gosto com Gosto que já foi prato da boa lembrança em 2001, trata-se do mexidão da Zú, uma fantástica combinação de arroz, feijão, ovos caipira, bacon, linguiça e filé mignon polvilhados com queijo parmesão ralado. O prato não é muito fotogênico, afinal de contas é um mexido, mas o sabor é fantástico. Recomendo!

Vamos aos pedidos dos amigos...alguns pratos eu já conhecia pois frequento este restaurante a alguns anos e outros conheci neste dia. Um dos pedidos foi a picanha maturada grelhada na chapa com azeite servida com anéis de cebola e pimentões verdes, batata frita, tutu, farofa e arroz. O prato é bem servido e a suculenta picanha vem no ponto!

Nunca tinha provado o escalopinho com cogumelos selvagens e arroz de rico, mas me confirmaram que estava muito saboroso.

Um outro prato tradicional do restaurante é o escondidinho de carne-seca refogada com molho de tomate caseiro sob um creme de mandioca com queijo, acompanha arroz, farofa e feijão.

Agora... Um dos principais atrativos do Gosto com Gosto é o Tutu a Mineira, creme de feijão batido, acompanhado de costelinha de porco assada em baixa temperatura ao molho de laranja, anéis de linguiça, torresmo crocante, ovo cozido, couve refogada e arroz branco. Uma típica receita mineira com um toque de modernidade da Chef.

Este prato merece uma foto detalhada do tutu feito em um termoprocessador que deixa uma cremosidade especial sem perder o sabor tradicional.

E um zoom na costelinha de porco assada lentamente no termocirculador com controle preciso da temperatura.

Ainda sobrou um espacinho para os doces caseiros feitos no próprio restaurante, doce de limão, ambrosia, goiabada, doce de leite, queijo minas, doce de abóbora, arroz doce e cocada cremosa, tudo isso como cortesia da casa.

Ao lado do restaurante ainda tem uma lojinha que vende doces, linguiças, pães, queijos, pimentas, chutneys e pinga com mel, todos os produtos são caseiros de fabricação própria. Além dos produtos “made in gosto com gosto”, o restaurante comercializa aproximadamente 640 rótulos de cachaça das mais diversas localidades deste país.

Uai! Depois desta viagem gastronômica mineira só posso dizer que foi “bão di mais sô” e a conta ficou em torno de 145 reais por casal.

Gosto com Gosto ® Todos os direitos são reservados.
Rua Wenceslau Braz 148 Visconde de Mauá - Resende - RJ
(24) 3387.1382  |  (24) 99232.9616
Tática Web